Mecanismo fundamental para o acompanhamento e proposição de políticas de qualificação profissional, trabalho e renda para o município de Contagem, o Conselho Municipal do Trabalho e Geração de Renda retomou nesta quinta-feira (30/6) sua reunião ordinária realizada no Sindicato dos Metalúrgicos BH/Contagem. O conselho é um dispositivo com organização tripartite e conta com a participação de órgãos do governo, representação dos trabalhadores e das categorias patronais.
Uma das principais pautas da reunião foi a “Qualificação Profissional e Empregabilidade” na perspectiva das entregas por parte do governo municipal. Nesse sentido, fizeram exposições o subsecretário de Ensino Anderson Cunha; o vice-presidente da Funec, Paulo Figueiredo; e a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara Castro.
A conselheira Mariana Ehrenberguer, representante no Conselho da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - Faemg, destacou a relevância do debate dessa temática e reforçou a importância de alinhamento dos processos de qualificação com as demandas que as empresas apresentam.
A proposta é que na reunião do mês de julho seja retomada a pauta da qualificação profissional e empregabilidade, tomando como referência os dados e desafios apresentados pela representação dos empregados e dos empregadores.
Estiveram presentes os representantes da Central Única dos Trabalhadores - CUT, Geraldo Araújo e Paulo Fonseca; das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Leandro Cunha; de Educação, Alexandre Bertolino e Geraldo Pereira; da Funec, Reinaldo Santos; e subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda, Adalete Peixoto.